Catálogo Eletrônico

Tempo de leitura: 3 minutos

Desde o início de nosso trabalho tenho focado na importância do profissionalismo em vendas. Claro que isso exige esforço, muito trabalho e mudança de paradigma. A época do vendedor que se limitava a apertar a campainha da empresa esperando ser recebido com um cafezinho já passou, e mesmo aquele que fica aguardando o telefone tocar ou atualiza sua caixa de e-mail de 5 em 5 minutos torcendo para um pedido chegar já está desatualizado e ultrapassado.
Sempre é hora de investir em estudo e técnica, aprender constantemente deve ser um hábito rotineiro entre os profissionais da área. Há muito o que fazer, há muito o que evoluir nas técnicas comerciais. Vale a pena ter um inglês fluente? Claro que sim. Vale a pena estudar como falar em público ou programação de sites web? Também.

Que tal construir e oferecer um catálogo eletrônico?

Um desafio e tanto para quem não tem muta afinidade, mas eu vou mostrar que com algum conhecimento básico é possível criar e apresentar à sua empresa um modelo de catálogo eletrônico, uma ferramenta que pode ser um diferencial importante na disputa de mercado e proporcionar ao profissional destaque em seu meio, mais clientes e maiores vendas.
Diferentemente de um e-commerce, tal qual a maioria de nós já utilizou para compra de algum produto na internet, o catálogo não vai oferecer venda, não exibe preço, nem tem frete ou forma de pagamento.
Um catálogo vai exibir o produto comercializado, com foto e descrição completa, um código de identificação e um link. Esse link pode estar agregado a um ERP interno, ou em uma lista oferecida aos seus principais clientes.
Mas como fazer?

Se você tem alguma afinidade com internet e tecnologia, manuseia bem as redes sociais, tem ou já teve algum blog, instala e desinstala programas em seu notebook, já está bem familiarizado com a minha sugestão que é: WordPress.
Wordpress é um Gerenciador de Conteúdo para blogs, uma estrutura open-source com uma grande variedade de temas e plugins já testado e comprovado, e perfeitamente adequado ao catálogo que pretendemos construir.
Em um domínio na internet, principal ou secundário, instale o pacote WordPress que você pode baixar AQUI.  A maioria dos servidores mais tradicionais já oferecem a instalação padrão. O que você vai obter é um blog no ponto zero, com uma estrutura básica e nenhum conteúdo. Existem na internet inúmeros vídeos que explicam como instalar a plataforma.

Existe uma área administrativa que é acessada por exemplo em http://www.seusite.com.br/wp-admin . Com seu login e senha você terá acesso ao menu de opções onde poderá iniciar a inclusão de novos posts. Cada post significará um item do seu catálogo e receberá como título o código do produto. No conteúdo inserir uma foto, diagramas, laudos, certificados e um descritivo completo e bem técnico.  É possível inserir links para catálogos em PDF, vídeos de demonstração, além obviamente seu contato comercial.
Se a configuração de links permanentes de seu wordpress estiver setada em nome do post, então uma url amigável será criada para aquele item. Basta então inseri-la em seu ERP para consulta de sua equipe de vendas, ou enviar ao seu cliente juntamente a uma lista de produtos.
Embora trabalhoso, esse catálogo vai proporcionar um ganho de qualidade em seu atendimento, além de maiores e melhores resultados.

wordpress-logo

Em breve vou postar um vídeo com o passo a passo da instalação, configuração, inserção dos primeiros itens e sua visualização final.

Boa sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *